×

Erro

The template for this display is not available. Please contact a Site administrator.

   

Ana Sofia Fernandes, Professora Associada e Investigadora Principal na U Lusofona / CBIOS - Res. Center Biosciences & Health Technologies (PRT)

Licenciei-me em Ciências Farmacêuticas, em 2004, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, onde também obtive o grau de Doutor em Farmácia na especialidade de Toxicologia, em 2010. Em 2018 obtive o título de European Registered Toxicologist. Sou docente na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) desde 2008, lecionando diversas unidades curriculares no âmbito da Toxicologia e Farmacologia. Sou também investigadora e Diretora Científica para a Inovação do CBIOS (Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias da Saúde da Universidade Lusófona). Coordeno o laboratório de Farmacologia e Mecanismos Moleculares do CBIOS, cujo principal foco de investigação é o estudo do impacto de moduladores redox na etiologia e progressão tumoral. Neste âmbito, temos estudado os efeitos de diversos compostos sintéticos e de origem natural, incluindo bioativos alimentares, em processos celulares relacionados com o desenvolvimento tumoral e com o processo metastático. Tenho coordenado várias iniciativas de formação avançada, nomeadamente na área da Cultura Celular e da Migração Celular. Estou envolvida em redes científicas internacionais, concretamente como delegada nacional em Ações COST. Sou autora de mais de 50 artigos científicos e 100 comunicações, tendo também experiência editorial em várias revistas científicas internacionais da minha área de especialização. 

Secretário e Relator do Conselho Fiscal  da ALIES (2019-)

 

 

.

               

Antero Abrunhosa, U Coimbra, ICNAS - Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde,  Coimbra, Portugal

Licenciado em Bioquímica (1992) e Mestre em Eng. Biomédica (1996) pela Universidade de Coimbra. Realizou os estudos de Doutoramento no centro PET do Hospital de Hammersmith em Londres sob a supervisão do Prof. Terry Jones (2002). 

Entre 2000 e 2009, ajudou a projetar e supervisionou a construção do Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (www.uc.pt/icnas), uma unidade orgânica de Investigação da Universidade de Coimbra (UC) dedicada à Imagiologia Molecular e à Transferência de Tecnologia. É atualmente Diretor do Instituto e responsável pelo Laboratório de Radioquímica e Radiofarmácia.
Mentor da ICNAS-Produção Unip. Lda, uma empresa do Grupo UC, é Gerente e Diretor de Produção desde a sua fundação em 2009. A empresa foi pioneira em Portugal na produção de radiofármacos para a PET com a introdução no mercado nacional em 2012 da Fluodesoxiglucose [18F] UC, à qual se seguiram outros 5 produtos, um dos quais, entretanto também aprovado em Espanha
Antero é membro do Grupo 14 (radiofármacos) da Farmacopeia Europeia, é perito da Agência Internacional da Energia Atómica (IAEA) em diversas comissões técnicas e missões internacionais e formador da ESMIT (Escola Europeia de Imagiologia Multimodal e Terapêutica) da Agência Europeia de medicina Nuclear (EANM) em Viena. Tem atualmente patentes ativas na Europa, nos Estados Unidos e no Japão sobre a produção de radionuclídeos e radiofármacos.

 

              

 

André Rolim Baby, Departamento de Farmácia da FCF, U São Paulo (BRZ)

É Professor Associado do Departamento de Farmácia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP) com experiência e atuação na área da Ciência Cosmética, a envolver a graduação, a pós-graduação e investigação. Possui mais de 130 artigos científicos publicados em periódicos nacionais, internacionais e de divulgação. Realizou pós-doutoramento na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, no centro de pesquisa CBIOS. Tem participação em congressos nacionais e internacionais, inclusive com trabalhos premiados com parceria acadêmica internacional. Concluiu a orientação de 11 Mestres e oito (08) Doutores até o momento. Nas atividades de investigação, ressalta-se a experiência na condução de projetos de pesquisa na área da fotoproteção e de "sunscreens non-sunscreens", nanotecnologia aplicada nessa classe de preparações, potencial antioxidante cutâneo "ex vivo", segurança e eficácia cosmética relativas à proteção solar e demais atributos cosméticos.

 

Armenio Aguiar dos SantosDepartamento de Fisiologia e Farmacologia. Faculdade de Medicina | U Federal do Ceará (BRZ)
 
Após obter a graduação em Medicina (1986) pela Universidade Federal do Ceará, partiu para Belo Horizonte onde concluiu o Mestrado em Fisiologia junto à Universidade Federal de Minas Gerais. Com o auxílio de uma Bolsa de Desenvolvimento Científico Regional pelo CNPq retornou em 1989 ao Laboratório Escola Prof. Luiz Capelo do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFC, sendo admitido em 1990 como Prof. Assistente de Fisiologia Humana. Em 1993 parte para a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, onde obtêm em 1997 o Doutorado em Fisiologia. Ao retornar à Faculdade de Medicina da UFC, assumiu a supervisão científica do Laboratório Escola Prof. Luiz Capelo. De 2000 à 2006 foi tutor do Programa de Educação Tutorial (PET-Medicina). Em 2010 se tornou Prof. Titular de Fisiologia Humana.Tem experiência na área de Fisiologia de Órgãos e Sistemas, atuando principalmente no campo da Motilidade Gastrintestinal no contexto da homeostase cardiovascular.
Como pesquisador bolsista do CNPq, desde 2001, participou da autoria de mais de seis dezenas de artigos originais, 3 capítulos de livros didáticos. Nas pós graduações de Cirurgia, Ciências Médicas e Farmacologia da UFC já orientou 8 mestres, 10 doutores e 2 estágios de pós-doutorado. É pesquisador atuante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Biomedicina no SemiÁrido Brasileiro (INCT-IBISAB). Como Secretário Regional Adjunto no Ceará da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), representa a entidade no Conselho Superior da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP. Atualmente é Secretário da Sociedade
Brasileira de Fisiologia (SBFis).

 

            

Carlos Nunes Filipe, NOVA Medical School (PRT)

Psiquiatra, Doutor em Neurofisiologia; Subespecialidade de Neurofisiologia Clínica; Professor Associado da Faculdade de Medicina da Universidade Nova de Lisboa, Chefe do Departamento de Fisiologia Médica. Tem desenvolvido investigação nas áreas de Fisiologia e Fisiopatologia do Sistema Nervoso em Portugal e nos Países Baixos. 

Director Científico do CADIn (Centro de Apoio ao Desenvolvimento e Inclusão do Sistema Nervoso), em Cascais, entre 2005 e 2015. Chefe do Departamento de Neurociências da Faculdade de Medicina NOVA / Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa entre 2012 e 2016.  Chefe do Departamento de Fisiologia Médica da Faculdade de Medicina da NOVA / Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa desde 2015. Director Clínico da Associação Portuguesa para as Doenças do Desenvolvimento e Autismo (A.P.P.D.A.), Lisboa.

Nos últimos vinte anos, o seu interesse tem sido dirigido principalmente à Neurofisiologia, Psicopatologia e Perturbações do Desenvolvimento Clínico e, em particular, às manifestações das Perturbações do Desenvolvimento (v.g. Perturbações do Défice de Atenção e Perturbações do Espectro do Autismo) em adolescentes e adultos.

Presidente da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Fisiologia (2019 - 2021); Presidente do Conselho de Fiscalização da Sociedade Portuguesa de Fisiologia (2022 - ).

 

 

              

Catarina F Rosado, Professora Associada e Investigadora Principal na U Lusofona / CBIOS - Res. Center Biosciences & Health Technologies (PRT)

Iniciei o meu percurso académico por um estágio de investigação de 6 meses ao abrigo do Programa Erasmus, que me levou depois a fazer o doutoramento na Cardiff University em Tecnologia Farmacêutica. Exerço funções como Professora Associada em tempo integral da Escola de Ciências e Tecnologias da Saúde da ULHT desde 2004. Aí tenho desenvolvido a minha docência nas unidades curriculares de Dermofarmácia e Tecnologia Farmacêutica III do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, e sou coordenadora do Mestrado em Produtos de Saúde e Suplementos Alimentares. Tenho ao longo dos anos colaborado em diversos programas de mestrado e pós-graduação em universidades portuguesas e no estrangeiro. A minha actividade de investigação está integrada no domínio Development of Delivery Systems do CBIOS da Universidade Lusófona, incidindo principalmente na terapia transdérmica e no desenvolvimento de metodologias de avaliação da eficácia e segurança de produtos para aplicação cutânea. Sou autora e co-autora de numerosas publicações científicas e comunicações orais e em poster, sendo membro do conselho editorial de algumas revistas científicas e referee de publicações de referência na minha área. O meu interesse nas formulações cosméticas tem aumentado ao longo dos anos, sendo sócia fundadora e membro da direcção da Sociedade Portuguesa de Ciências Cosmetológicas.

Na actualidade é Vice Presidente do Conselho Cientifico da Escola de Saude (mandato de 2019-2022)

 

Cintia Ferreira-Pego, Investigadora do CBIOS - Res. Center Biosciences & Health Technologies | Docente da U Lusofona (campus Lisboa) (PRT)

 

Licenciada em Nutrição Humana e Dietética pela Universitat Rovira i Virgili (2010), e mestre em Treino e Nutrição Desportiva pela Universidad Europea de Madrid (2012). Doutorada com Menção Internacional em Nutrição e Metabolismo pela Universitat Rovira i Virgili, e pela University of Arkansas (2016). Docente e Investigadora na Universidade Lusófona desde 2019, coordenando várias unidades curriculares no âmbito da investigação em ciências da nutrição. Coordenadora do domínio operacional do CBIOS “Nutrition and Well-being” e do laboratório de composição corporal, cujo principal foco de investigação epidemiológica é a compreensão da relação entre diferentes padrões alimentares, principalmente plant-based e dieta Mediterrânica, e a composição corporal, assim como a sua distribuição. Coordenadora de diferentes iniciativas de formação avançada em ciências da nutrição, assim como das Jornadas Lusófonas da Nutrição. Envolvida em iniciativas internacionais de investigação, autora de diversas publicações em revistas internacionais, e experiência como editor em várias revistas científicas internacionais. 

 

            

Domingos Ferreira, Fac Farmacia , U Porto (PRT)

Iniciei a minha carreia académica na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), na qual obtive o grau de Doutor em Farmácia especialidade de Tecnologia Farmacêutica em 1991. Atualmente sou Professor Catedrático e Diretor da FFUP. Na FFUP leciono nas áreas da Tecnologia Farmacêutica e da Regulamentação Farmacêutica. Fui Diretor do Curso de Mestrado em Tecnologia Farmacêutica (FFUP) e Diretor do Departamento de Ciências do Medicamento (FFUP). Desenvolvo a atividade científica no grupo MedTech no Centro de Investigação UCIBIOREQUIMTE.  O meu foco principal na investigação é o Desenvolvimento, fabrico e controlo de medicamentos (comprimidos, microcápsulas, nanopartículas, inaladores de pó, sistemas de libertação transdérmica), Métodos de micro e nanoencapsulação de produtos de biotecnologia, Desenvolvimento de novos sistemas de libertação de fármacos usando nanopartículas e Desenvolvimento de modelos de cultura celular para estudos de absorção de fármacos.  Paralelamente às atividades de ensino e investigação, estou envolvido em diferentes níveis no Sistema Regulatório Europeu de Medicamentos, como Membro e Vice-Presidente da Comissão de Avaliação de Medicamentos (Infarmed) e Membro do Quality Working Party (EMA).

Fui Membro e Secretário da Comissão da Farmacopeia Portuguesa (Infarmed) e Membro da European Pharmacopoeia Commission (EDQM).

 

              

Edson Luis Maistro, Supervisor de Posgraduação da UNESP, Faculdade de Medicina de Marília (BRZ)

Formou-se em Ciências Biológicas e completou o doutorado (1996) aos 31 anos de idade na Universidade Estadual Paulista (UNESP), Brasil (área de Genética), e estudos de pós-doutorado na Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil (Genética, sub-área Mutagênese). Em 2009, obteve o título de "Livre docência" e tornou-se Professor Associado da UNESP, cidade de Marília. Actualmente é Professor no Departamento de Fonoaudiologia da UNESP, cidade de Marília, onde é coordenador do Laboratório de Toxicidade Genética. É supervisor do Programa de Pós-Graduação em Biologia Geral e Aplicada (alunos de mestrado e doutorado), UNESP, cidade de Botucatu, Brasil, e também é supervisor do Programa de Pós-Graduação "Saúde e Envelhecimento" (alunos de mestrado), na Faculdade de Medicina de Marília, cidade de Marília, Brasil. Publicou mais de 89 artigos em revistas de renome e tem sido membro do conselho editorial de algumas revistas. A sua área de investigação é a Genética: Mutagénese, especialmente a investigação de produtos naturais e sintéticos com potencial farmacológico.Universidade Estadual Paulista – UNESP Campus de Marília, SP, (BRZ)

          

Eduardo Colombari FMDUSP-RP (BRZ)

Professor Titular em RDIDP da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, a partir de 2011. Membro do Comitê de Assessoramento de Biofísica, Bioquímica, Farmacologia, Fisiologia e Neurociências (CA-BF), com mandato de três anos para o período de 01/10/2018 a 30/06/2021, escolhido pelo Conselho Deliberativo do CNPq, em reunião realizada em 19 de setembro de 2018. Presidente Eleito (2019-2020) da Sociedade Brasileira de Fisiologia - SBFis. Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), doutorado em Ciências (Fisiologia Geral) pela Universidade de São Paulo (1995) e Doutorado Sanduiche - The University of Iowa (1995). Visiting Professor Department of Physiology and Pharmacology, University of Bristol, UK (2007-2009) em colaboração com Prof. Julian Paton e David Murphy. Foi Professor da Universidade Federal de São Paulo (1994 - 2011).Principais Periódicos em que publica: - Brain Research; - American Journal of Physiology. Regulatory, Integrative and Comparative Phy; - British Journal of Pharmacology; - Brazilian Journal of Medical and Biological Research; - Hypertension (Dallas); - Autonomic Neuroscience; - Brain Research Bulletin; - American Journal of Physiology. Heart and Circulatory Physiology; - J. Physiol (London); - The Journal of Neuroscience; - Acta Physiologica; - Experimental Physiology; - Plos One; - Cardiovascular Research; -Journal of Applied Physiology; - Pfluegers Archiv; - Respiratory Physiology & Neurobiology; - Journal of Neurophysiology; etc. Tem experiência na área de Fisiologia Integrativa, com ênfase em Fisiologia Cardiovascular e Respiratório, atuando principalmente nos seguintes temas: Controle Neural Cardiovascular e Respiratório; Controle do Equilíbrio Hidroeletrolítico em condições normais ou relacionados com situações fisiopatológicas tais como Hipertensão, Desidratação, Obesidade e Distúrbios Ventilatórios. Coordenador e Pesquisador Principal de Projetos FAPESP e CNPq. Orientador Permanente no Curso de Fisio-Farmacologia, UNIFESP-EPM, CAPES Nível 6. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1395-4036

 

    

José AlvesProfessor Associado NOVA Medical School / CEDOC, Lisboa | Director de Serviço Medicina 4 Hosp.Fernando Fonseca, Amadora

Especialista em Medicina Interna e Farmacologia Clínica. Professor Associado de Medicina na NOVA Medical School, Lisboa, Portugal, Presidente do Grupo de Estudos de Doenças Auto-Imunes da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, Presidente do Comité de Peritos da ECRIN (European Clinical Research Infrastructure Network) e membro do EBIM (European Board of Internal Medicine). Director do Departamento de Medicina Interna e da Unidade de Doenças Imunomediadas Sistémicas do Hospital Fernando Fonseca, Amadora, Portugal. Chefe do Grupo de Investigação de Resposta Imunológica e Doenças Vasculares na NMS Research.

 

José Roberto Santin, Coordenador CEUA/UNIVALI, Universidade do Vale do Itajaí | Presidente da Sociedade Brasileira de Toxicologia(2022-2024)
Graduado em Farmácia-Bioquímica pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2006), mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade do Vale do Itajai (2010), área de Produtos Naturais e Substâncias Bioativas e Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP, 2013), área de Toxicologia e Análises Toxicológicas. Atualmente é Professor da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) na Escola de Ciências da Saúde, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (Mestrado/Doutorado). E membro efetivo e presidente (2022-2024) da Sociedade Brasileira de Toxicologia (SBTOX); membro da Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (ABCF), coordenador do Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA/UNIVALI) (2019-atual), membro do Grupo de Trabalho de Toxicologia do Conselho Federal de Farmácia (CFF) (2022-atual). Sua linha de pesquisa investiga os mecanismos envolvidos no controle da migração leucocitária para focos inflamatórios, a ação de xenobióticos sobre a capacidade de resposta do organismo ao trauma e os mecanismos farmacológicos e tóxicos de novas moléculas ou produtos naturais para a terapêutica.

 

             

Patrícia Mendonça Rijo, Professora Associada e Investigadora Principal na U Lusofona / CBIOS - Res. Center Biosciences & Health Technologies (PRT)

 É licenciada em Química pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e tem mestrado e doutoramento em Química Farmacêutica e Terapêutica pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL). Atualmente, é Professora Assistente da Escola de Ciências e Tecnologias da Saúde (ECTS) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT, Lisboa, Portugal) desde 2001, onde é responsável pela Coordenação de várias disciplinas nos domínios relacionados da Química, nomeadamente em Química Medicinal e Farmacognosia. Além disso, ela é membro do Conselho Científico da ECTS (ULHT). Ela concentrou a sua pesquisa nas áreas de química medicinal, fitoquímica e farmacognosia, com ênfase particular na química de produtos naturais. Ela publicou mais de oitenta artigos em periódicos internacionais revisados por pares e tem mais de duzentas comunicações (orais e painel) apresentadas em reuniões e conferências nacionais e internacionais. Além disso, ela possui duas patentes registradas internacionalmente.

É actualmente (2019-2021) membro da Direcção da ALIES

 

            

Patricia Maia Campos,  Professora Titular FCFRP Universidade São Paulo (BRZ)

Graduada em Farmácia, com mestrado e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo - USP. Iniciou a carreira acadêmica como docente na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão da USP em 1987. Em 1993 obteve o título de Doutor e realizou pós doutorado na University of Strathclyde - Glasgow. Em 2000 obteve o título de professora livre docente/Associada. Atualmente é Professora Titular da Universidade de São Paulo. Realizou estágios como pesquisador visitante na Nikkol R&D - Japão, na Universidade de Paris-Sud, no Centro de Pesquisa e Tecnologia da Chanel Paris e na Universidade de Le Havre – França. Publicou mais de 100 artigos científicos em periódicos indexados, 8 capítulos de livros e 8 patentes, além de 300 trabalhos relatados em eventos científicos e 50 palestras proferidas. Orientou 26 mestrados e 13 doutorados, 90 alunos de iniciação científica e continua orientando no programa de pós graduação em Ciências Farmacêuticas da USP. Coordenou e coordena vários projetos de Pesquisa e recebeu muitos prêmios e homenagens. É coordenadora de 3 Convênios de Cooperação Científica entre a Universidade de São Paulo e a Universidade Lusófona - Portugal, o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento da Nikkol - Japão e o TRI -Princeton, EUA. Atua na área de Farmácia, como líder do grupo de pesquisa: Pesquisa, desenvolvimento e avaliação de cosméticos. É coordenadora do Núcleo de Estudos Avançados em Tecnologia de Cosméticos (NEATEC). Tem ampla experiência no desenvolvimento e estudos de eficácia clínica de formulações cosméticas por técnicas de biofísica e análise de imagem, como o Microscópio Confocal de Reflectância, técnica avançada no diagnóstico de doenças, na avaliação das características morfológicas e estruturais da pele e eficácia de produtos de forma não invasiva. É consultora científica no setor público – CATEC/ANVISA, no setor produtivo em renomadas empresas cosméticas e membro do Conselho Tecnológico da ABIHPEC.

 

             

 Sergio Faloni Andrade, Investigador Principal, U Lusofona / CBIOS - Res. Center Biosciences & Health Technologies, Lisboa, Portugal

Sou graduado em Farmácia Industrial pela Universidade de Alfenas (1998) - Brasil, mestre em Ciências Biológicas (Farmacologia) pela Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) (2001) - Brasil, fiz doutoramento em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo (USP) (2005) - Brasil e em 2017-2018 fiz estágio de Pós-Doutorado na Lund University - Suécia. Iniciei minha carreira docente em 2001 na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) – Brasil onde atuei até 2007. Posteriormente atuei de 2007 a 2019 na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) – Brasil e atualmente sou investigador no CBIOS - Universidade Lusofona, Lisboa, Portugal. Na área de Ensino lecionei as disciplinas de Fisiologia, Fisiopatologia e Farmacologia para os cursos de Farmácia, Medicina, Fisioterapia, Nutrição e Biomedicina. Com relação à pesquisa tenho me dedicado à Avaliação Farmacológica e Análise Fitoquímica de Produtos Naturais e Probióticos, com interesse nas seguintes áreas: gastrite, atividade antiúlcera, gastroproteção, cicatrização gástrica, cicatrização cutânea, doenças inflamatórias intestinais e atividade sobre o sistema renal e cardiovascular, tendo publicado vários artigos em revistas internacionais com revisão por pares e capítulos de livros. Atuei como editor convidado de periódicos internacionais por 2 vezes e sou revisor de mais de uma dezena de periódicos. Destaco ainda que durante minha carreira, fui orientador de 4 teses de doutorado, 18 dissertações de mestrado, 38 de trabalhos de conclusão de bacharelado e projetos de iniciação científica e supervisionei 2 investigadores de pós-doutorado. Também tive experiência administrativa como coordenador do curso de farmácia da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) – Brasil, durante 5 anos e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas na Universidade do Vale do Itajaí – Brasil, durante 3 anos. 

Voltar a Corpo Editorial [+ aqui]

Copyright © 2025 ALIES. All Rights Reserved.Designed by templatemesh.com Powered by Joomla!