Editores Executivos

Pin It

   

Ana Sofia Fernandes, Professora Associada e Investigadora Principal na U Lusofona / CBIOS - Res. Center Biosciences & Health Technologies (PRT)

Licenciei-me em Ciências Farmacêuticas, em 2004, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, onde também obtive o grau de Doutor em Farmácia na especialidade de Toxicologia, em 2010. Em 2018 obtive o título de European Registered Toxicologist. Sou docente na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) desde 2008, lecionando diversas unidades curriculares no âmbito da Toxicologia e Farmacologia. Sou também investigadora e Diretora Científica para a Inovação do CBIOS (Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias da Saúde da Universidade Lusófona). Coordeno o laboratório de Farmacologia e Mecanismos Moleculares do CBIOS, cujo principal foco de investigação é o estudo do impacto de moduladores redox na etiologia e progressão tumoral. Neste âmbito, temos estudado os efeitos de diversos compostos sintéticos e de origem natural, incluindo bioativos alimentares, em processos celulares relacionados com o desenvolvimento tumoral e com o processo metastático. Tenho coordenado várias iniciativas de formação avançada, nomeadamente na área da Cultura Celular e da Migração Celular. Estou envolvida em redes científicas internacionais, concretamente como delegada nacional em Ações COST. Sou autora de mais de 50 artigos científicos e 100 comunicações, tendo também experiência editorial em várias revistas científicas internacionais da minha área de especialização. 

Secretário e Relator do Conselho Fiscal  da ALIES (2019-)

 

 

.

               

Antero Abrunhosa, U Coimbra, ICNAS - Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde,  Coimbra, Portugal

Licenciado em Bioquímica (1992) e Mestre em Eng. Biomédica (1996) pela Universidade de Coimbra. Realizou os estudos de Doutoramento no centro PET do Hospital de Hammersmith em Londres sob a supervisão do Prof. Terry Jones (2002). 

Entre 2000 e 2009, ajudou a projetar e supervisionou a construção do Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (www.uc.pt/icnas), uma unidade orgânica de Investigação da Universidade de Coimbra (UC) dedicada à Imagiologia Molecular e à Transferência de Tecnologia. É atualmente Diretor do Instituto e responsável pelo Laboratório de Radioquímica e Radiofarmácia.
Mentor da ICNAS-Produção Unip. Lda, uma empresa do Grupo UC, é Gerente e Diretor de Produção desde a sua fundação em 2009. A empresa foi pioneira em Portugal na produção de radiofármacos para a PET com a introdução no mercado nacional em 2012 da Fluodesoxiglucose [18F] UC, à qual se seguiram outros 5 produtos, um dos quais, entretanto também aprovado em Espanha
Antero é membro do Grupo 14 (radiofármacos) da Farmacopeia Europeia, é perito da Agência Internacional da Energia Atómica (IAEA) em diversas comissões técnicas e missões internacionais e formador da ESMIT (Escola Europeia de Imagiologia Multimodal e Terapêutica) da Agência Europeia de medicina Nuclear (EANM) em Viena. Tem atualmente patentes ativas na Europa, nos Estados Unidos e no Japão sobre a produção de radionuclídeos e radiofármacos.

 

              

 

André Rolim Baby, Departamento de Farmácia da FCF, U São Paulo (BRZ)

É Professor Associado do Departamento de Farmácia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP) com experiência e atuação na área da Ciência Cosmética, a envolver a graduação, a pós-graduação e investigação. Possui mais de 130 artigos científicos publicados em periódicos nacionais, internacionais e de divulgação. Realizou pós-doutoramento na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, no centro de pesquisa CBIOS. Tem participação em congressos nacionais e internacionais, inclusive com trabalhos premiados com parceria acadêmica internacional. Concluiu a orientação de 11 Mestres e oito (08) Doutores até o momento. Nas atividades de investigação, ressalta-se a experiência na condução de projetos de pesquisa na área da fotoproteção e de "sunscreens non-sunscreens", nanotecnologia aplicada nessa classe de preparações, potencial antioxidante cutâneo "ex vivo", segurança e eficácia cosmética relativas à proteção solar e demais atributos cosméticos.

 

Armenio Aguiar dos SantosDepartamento de Fisiologia e Farmacologia. Faculdade de Medicina | U Federal do Ceará (BRZ)
 
Após obter a graduação em Medicina (1986) pela Universidade Federal do Ceará, partiu para Belo Horizonte onde concluiu o Mestrado em Fisiologia junto à Universidade Federal de Minas Gerais. Com o auxílio de uma Bolsa de Desenvolvimento Científico Regional pelo CNPq retornou em 1989 ao Laboratório Escola Prof. Luiz Capelo do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFC, sendo admitido em 1990 como Prof. Assistente de Fisiologia Humana. Em 1993 parte para a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, onde obtêm em 1997 o Doutorado em Fisiologia. Ao retornar à Faculdade de Medicina da UFC, assumiu a supervisão científica do Laboratório Escola Prof. Luiz Capelo. De 2000 à 2006 foi tutor do Programa de Educação Tutorial (PET-Medicina). Em 2010 se tornou Prof. Titular de Fisiologia Humana.Tem experiência na área de Fisiologia de Órgãos e Sistemas, atuando principalmente no campo da Motilidade Gastrintestinal no contexto da homeostase cardiovascular.
Como pesquisador bolsista do CNPq, desde 2001, participou da autoria de mais de seis dezenas de artigos originais, 3 capítulos de livros didáticos. Nas pós graduações de Cirurgia, Ciências Médicas e Farmacologia da UFC já orientou 8 mestres, 10 doutores e 2 estágios de pós-doutorado. É pesquisador atuante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Biomedicina no SemiÁrido Brasileiro (INCT-IBISAB). Como Secretário Regional Adjunto no Ceará da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), representa a entidade no Conselho Superior da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP. Atualmente é Secretário da Sociedade
Brasileira de Fisiologia (SBFis).

 

            

Carlos Nunes Filipe, NOVA Medical School (PRT)

Psiquiatra, Doutor em Neurofisiologia; Subespecialidade de Neurofisiologia Clínica; Professor Associado da Faculdade de Medicina da Universidade Nova de Lisboa, Chefe do Departamento de Fisiologia Médica. Tem desenvolvido investigação nas áreas de Fisiologia e Fisiopatologia do Sistema Nervoso em Portugal e nos Países Baixos. 

Director Científico do CADIn (Centro de Apoio ao Desenvolvimento e Inclusão do Sistema Nervoso), em Cascais, entre 2005 e 2015. Chefe do Departamento de Neurociências da Faculdade de Medicina NOVA / Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa entre 2012 e 2016.  Chefe do Departamento de Fisiologia Médica da Faculdade de Medicina da NOVA / Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa desde 2015. Director Clínico da Associação Portuguesa para as Doenças do Desenvolvimento e Autismo (A.P.P.D.A.), Lisboa.

Nos últimos vinte anos, o seu interesse tem sido dirigido principalmente à Neurofisiologia, Psicopatologia e Perturbações do Desenvolvimento Clínico e, em particular, às manifestações das Perturbações do Desenvolvimento (v.g. Perturbações do Défice de Atenção e Perturbações do Espectro do Autismo) em adolescentes e adultos.

Presidente da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Fisiologia (2019 - 2021); Presidente do Conselho de Fiscalização da Sociedade Portuguesa de Fisiologia (2022 - ).

 

 

              

Catarina F Rosado, Professora Associada e Investigadora Principal na U Lusofona / CBIOS - Res. Center Biosciences & Health Technologies (PRT)

Iniciei o meu percurso académico por um estágio de investigação de 6 meses ao abrigo do Programa Erasmus, que me levou depois a fazer o doutoramento na Cardiff University em Tecnologia Farmacêutica. Exerço funções como Professora Associada em tempo integral da Escola de Ciências e Tecnologias da Saúde da ULHT desde 2004. Aí tenho desenvolvido a minha docência nas unidades curriculares de Dermofarmácia e Tecnologia Farmacêutica III do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, e sou coordenadora do Mestrado em Produtos de Saúde e Suplementos Alimentares. Tenho ao longo dos anos colaborado em diversos programas de mestrado e pós-graduação em universidades portuguesas e no estrangeiro. A minha actividade de investigação está integrada no domínio Development of Delivery Systems do CBIOS da Universidade Lusófona, incidindo principalmente na terapia transdérmica e no desenvolvimento de metodologias de avaliação da eficácia e segurança de produtos para aplicação cutânea. Sou autora e co-autora de numerosas publicações científicas e comunicações orais e em poster, sendo membro do conselho editorial de algumas revistas científicas e referee de publicações de referência na minha área. O meu interesse nas formulações cosméticas tem aumentado ao longo dos anos, sendo sócia fundadora e membro da direcção da Sociedade Portuguesa de Ciências Cosmetológicas.

Na actualidade é Vice Presidente do Conselho Cientifico da Escola de Saude (mandato de 2019-2022)

 

Cintia Ferreira-Pego, Investigadora do CBIOS - Res. Center Biosciences & Health Technologies | Professora da U Lusofona (campus Lisboa) (PRT)

            

Domingos Ferreira, Fac Farmacia , U Porto (PRT)

Iniciei a minha carreia académica na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), na qual obtive o grau de Doutor em Farmácia especialidade de Tecnologia Farmacêutica em 1991. Atualmente sou Professor Catedrático e Diretor da FFUP. Na FFUP leciono nas áreas da Tecnologia Farmacêutica e da Regulamentação Farmacêutica. Fui Diretor do Curso de Mestrado em Tecnologia Farmacêutica (FFUP) e Diretor do Departamento de Ciências do Medicamento (FFUP). Desenvolvo a atividade científica no grupo MedTech no Centro de Investigação UCIBIOREQUIMTE.  O meu foco principal na investigação é o Desenvolvimento, fabrico e controlo de medicamentos (comprimidos, microcápsulas, nanopartículas, inaladores de pó, sistemas de libertação transdérmica), Métodos de micro e nanoencapsulação de produtos de biotecnologia, Desenvolvimento de novos sistemas de libertação de fármacos usando nanopartículas e Desenvolvimento de modelos de cultura celular para estudos de absorção de fármacos.  Paralelamente às atividades de ensino e investigação, estou envolvido em diferentes níveis no Sistema Regulatório Europeu de Medicamentos, como Membro e Vice-Presidente da Comissão de Avaliação de Medicamentos (Infarmed) e Membro do Quality Working Party (EMA).

Fui Membro e Secretário da Comissão da Farmacopeia Portuguesa (Infarmed) e Membro da European Pharmacopoeia Commission (EDQM).

 

              

Edson Luis Maistro, Supervisor de Posgraduação da UNESP, Faculdade de Medicina de Marília (BRZ)

Formou-se em Ciências Biológicas e completou o doutorado (1996) aos 31 anos de idade na Universidade Estadual Paulista (UNESP), Brasil (área de Genética), e estudos de pós-doutorado na Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil (Genética, sub-área Mutagênese). Em 2009, obteve o título de "Livre docência" e tornou-se Professor Associado da UNESP, cidade de Marília. Actualmente é Professor no Departamento de Fonoaudiologia da UNESP, cidade de Marília, onde é coordenador do Laboratório de Toxicidade Genética. É supervisor do Programa de Pós-Graduação em Biologia Geral e Aplicada (alunos de mestrado e doutorado), UNESP, cidade de Botucatu, Brasil, e também é supervisor do Programa de Pós-Graduação "Saúde e Envelhecimento" (alunos de mestrado), na Faculdade de Medicina de Marília, cidade de Marília, Brasil. Publicou mais de 89 artigos em revistas de renome e tem sido membro do conselho editorial de algumas revistas. A sua área de investigação é a Genética: Mutagénese, especialmente a investigação de produtos naturais e sintéticos com potencial farmacológico.Universidade Estadual Paulista – UNESP Campus de Marília, SP, (BRZ)

          

Eduardo Colombari FMDUSP-RP (BRZ)

Professor Titular em RDIDP da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, a partir de 2011. Membro do Comitê de Assessoramento de Biofísica, Bioquímica, Farmacologia, Fisiologia e Neurociências (CA-BF), com mandato de três anos para o período de 01/10/2018 a 30/06/2021, escolhido pelo Conselho Deliberativo do CNPq, em reunião realizada em 19 de setembro de 2018. Presidente Eleito (2019-2020) da Sociedade Brasileira de Fisiologia - SBFis. Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), doutorado em Ciências (Fisiologia Geral) pela Universidade de São Paulo (1995) e Doutorado Sanduiche - The University of Iowa (1995). Visiting Professor Department of Physiology and Pharmacology, University of Bristol, UK (2007-2009) em colaboração com Prof. Julian Paton e David Murphy. Foi Professor da Universidade Federal de São Paulo (1994 - 2011).Principais Periódicos em que publica: - Brain Research; - American Journal of Physiology. Regulatory, Integrative and Comparative Phy; - British Journal of Pharmacology; - Brazilian Journal of Medical and Biological Research; - Hypertension (Dallas); - Autonomic Neuroscience; - Brain Research Bulletin; - American Journal of Physiology. Heart and Circulatory Physiology; - J. Physiol (London); - The Journal of Neuroscience; - Acta Physiologica; - Experimental Physiology; - Plos One; - Cardiovascular Research; -Journal of Applied Physiology; - Pfluegers Archiv; - Respiratory Physiology & Neurobiology; - Journal of Neurophysiology; etc. Tem experiência na área de Fisiologia Integrativa, com ênfase em Fisiologia Cardiovascular e Respiratório, atuando principalmente nos seguintes temas: Controle Neural Cardiovascular e Respiratório; Controle do Equilíbrio Hidroeletrolítico em condições normais ou relacionados com situações fisiopatológicas tais como Hipertensão, Desidratação, Obesidade e Distúrbios Ventilatórios. Coordenador e Pesquisador Principal de Projetos FAPESP e CNPq. Orientador Permanente no Curso de Fisio-Farmacologia, UNIFESP-EPM, CAPES Nível 6. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1395-4036

 

    

José AlvesProfessor Associado NOVA Medical School / CEDOC, Lisboa | Director de Serviço Medicina 4 Hosp.Fernando Fonseca, Amadora

Especialista em Medicina Interna e Farmacologia Clínica. Professor Associado de Medicina na NOVA Medical School, Lisboa, Portugal, Presidente do Grupo de Estudos de Doenças Auto-Imunes da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, Presidente do Comité de Peritos da ECRIN (European Clinical Research Infrastructure Network) e membro do EBIM (European Board of Internal Medicine). Director do Departamento de Medicina Interna e da Unidade de Doenças Imunomediadas Sistémicas do Hospital Fernando Fonseca, Amadora, Portugal. Chefe do Grupo de Investigação de Resposta Imunológica e Doenças Vasculares na NMS Research.

 

José Roberto Santin, Coordenador CEUA/UNIVALI, Universidade do Vale do Itajaí | Presidente da Sociedade Brasileira de Toxicologia(2022-2024)
Graduado em Farmácia-Bioquímica pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2006), mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade do Vale do Itajai (2010), área de Produtos Naturais e Substâncias Bioativas e Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP, 2013), área de Toxicologia e Análises Toxicológicas. Atualmente é Professor da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) na Escola de Ciências da Saúde, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (Mestrado/Doutorado). E membro efetivo e presidente (2022-2024) da Sociedade Brasileira de Toxicologia (SBTOX); membro da Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (ABCF), coordenador do Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA/UNIVALI) (2019-atual), membro do Grupo de Trabalho de Toxicologia do Conselho Federal de Farmácia (CFF) (2022-atual). Sua linha de pesquisa investiga os mecanismos envolvidos no controle da migração leucocitária para focos inflamatórios, a ação de xenobióticos sobre a capacidade de resposta do organismo ao trauma e os mecanismos farmacológicos e tóxicos de novas moléculas ou produtos naturais para a terapêutica.

 

             

Patrícia Mendonça Rijo, Professora Associada e Investigadora Principal na U Lusofona / CBIOS - Res. Center Biosciences & Health Technologies (PRT)

 É licenciada em Química pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e tem mestrado e doutoramento em Química Farmacêutica e Terapêutica pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL). Atualmente, é Professora Assistente da Escola de Ciências e Tecnologias da Saúde (ECTS) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT, Lisboa, Portugal) desde 2001, onde é responsável pela Coordenação de várias disciplinas nos domínios relacionados da Química, nomeadamente em Química Medicinal e Farmacognosia. Além disso, ela é membro do Conselho Científico da ECTS (ULHT). Ela concentrou a sua pesquisa nas áreas de química medicinal, fitoquímica e farmacognosia, com ênfase particular na química de produtos naturais. Ela publicou mais de oitenta artigos em periódicos internacionais revisados por pares e tem mais de duzentas comunicações (orais e painel) apresentadas em reuniões e conferências nacionais e internacionais. Além disso, ela possui duas patentes registradas internacionalmente.

É actualmente (2019-2021) membro da Direcção da ALIES

 

            

Patricia Maia Campos,  Professora Titular FCFRP Universidade São Paulo (BRZ)

Graduada em Farmácia, com mestrado e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo - USP. Iniciou a carreira acadêmica como docente na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão da USP em 1987. Em 1993 obteve o título de Doutor e realizou pós doutorado na University of Strathclyde - Glasgow. Em 2000 obteve o título de professora livre docente/Associada. Atualmente é Professora Titular da Universidade de São Paulo. Realizou estágios como pesquisador visitante na Nikkol R&D - Japão, na Universidade de Paris-Sud, no Centro de Pesquisa e Tecnologia da Chanel Paris e na Universidade de Le Havre – França. Publicou mais de 100 artigos científicos em periódicos indexados, 8 capítulos de livros e 8 patentes, além de 300 trabalhos relatados em eventos científicos e 50 palestras proferidas. Orientou 26 mestrados e 13 doutorados, 90 alunos de iniciação científica e continua orientando no programa de pós graduação em Ciências Farmacêuticas da USP. Coordenou e coordena vários projetos de Pesquisa e recebeu muitos prêmios e homenagens. É coordenadora de 3 Convênios de Cooperação Científica entre a Universidade de São Paulo e a Universidade Lusófona - Portugal, o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento da Nikkol - Japão e o TRI -Princeton, EUA. Atua na área de Farmácia, como líder do grupo de pesquisa: Pesquisa, desenvolvimento e avaliação de cosméticos. É coordenadora do Núcleo de Estudos Avançados em Tecnologia de Cosméticos (NEATEC). Tem ampla experiência no desenvolvimento e estudos de eficácia clínica de formulações cosméticas por técnicas de biofísica e análise de imagem, como o Microscópio Confocal de Reflectância, técnica avançada no diagnóstico de doenças, na avaliação das características morfológicas e estruturais da pele e eficácia de produtos de forma não invasiva. É consultora científica no setor público – CATEC/ANVISA, no setor produtivo em renomadas empresas cosméticas e membro do Conselho Tecnológico da ABIHPEC.

 

             

 Sergio Faloni Andrade, Investigador Principal, U Lusofona / CBIOS - Res. Center Biosciences & Health Technologies, Lisboa, Portugal

Sou graduado em Farmácia Industrial pela Universidade de Alfenas (1998) - Brasil, mestre em Ciências Biológicas (Farmacologia) pela Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) (2001) - Brasil, fiz doutoramento em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo (USP) (2005) - Brasil e em 2017-2018 fiz estágio de Pós-Doutorado na Lund University - Suécia. Iniciei minha carreira docente em 2001 na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) – Brasil onde atuei até 2007. Posteriormente atuei de 2007 a 2019 na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) – Brasil e atualmente sou investigador no CBIOS - Universidade Lusofona, Lisboa, Portugal. Na área de Ensino lecionei as disciplinas de Fisiologia, Fisiopatologia e Farmacologia para os cursos de Farmácia, Medicina, Fisioterapia, Nutrição e Biomedicina. Com relação à pesquisa tenho me dedicado à Avaliação Farmacológica e Análise Fitoquímica de Produtos Naturais e Probióticos, com interesse nas seguintes áreas: gastrite, atividade antiúlcera, gastroproteção, cicatrização gástrica, cicatrização cutânea, doenças inflamatórias intestinais e atividade sobre o sistema renal e cardiovascular, tendo publicado vários artigos em revistas internacionais com revisão por pares e capítulos de livros. Atuei como editor convidado de periódicos internacionais por 2 vezes e sou revisor de mais de uma dezena de periódicos. Destaco ainda que durante minha carreira, fui orientador de 4 teses de doutorado, 18 dissertações de mestrado, 38 de trabalhos de conclusão de bacharelado e projetos de iniciação científica e supervisionei 2 investigadores de pós-doutorado. Também tive experiência administrativa como coordenador do curso de farmácia da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) – Brasil, durante 5 anos e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas na Universidade do Vale do Itajaí – Brasil, durante 3 anos. 

Voltar a Corpo Editorial [+ aqui]

Copyright © 2023 ALIES. All Rights Reserved.Designed by templatemesh.com Powered by Joomla!