Corpo Editorial

Palavras do Editor-Chefe

A alteração da nossa “normalidade” nos últimos dois anos criou inúmeros desafios em todo o mundo, e no entanto o tempo avançou. Como editor-chefe, sinto-me orgulhoso pelos avanços conseguidos pelo JIBB / BBR, fruto do esforço combinado dos nossos autores, dos nossos revisores e dos nossos editores. Continuámos a trabalhar para melhorar a nossa qualidade organizacional, técnica, e científica, e aproveitámos a oportunidade para interiorizar a nossa visão e priorizar os nossos objectivos.

Desde o início, o nosso objectivo com este projecto único tem sido fomentar o progresso da sociedade através do conhecimento com impacto na saúde (individual como na comunidade) nos países de língua portuguesa em todo o mundo. Ainda assim, reconhecemos que o mundo é pequeno, e que o impacto positivo no nosso universo lusófono pode afetar positivamente o mundo em geral, sendo que o inverso também é verdadeiro.

Os nossos progressos neste número incluem melhorias operacionais nos processos de submissão e revisão, e importantes evoluções nas nossas políticas editoriais, incluindo diversidade, equidade e igualdade, e no nosso âmbito, com maior focagem em temas dos domínios fundadores das ciências Biomédicas e Biofarmacêuticas.

Editor- in chief

Luís Monteiro Rodrigues, CBIOS U Lusofona, Portugal

  

Dot Bio (.BIO) (@dot_bio) | Twitter

Iniciei a minha carreira académica na U.Lisboa (Fac de Farmácia e Instituto de Fisiologia da Fac. de Medicina) onde obtive o meu grau de Doutor (1992). Desde então assumi funções de Professor de Fisiologia Humana e de Fisiopatologia de forma regular e contínua. Na U de Lisboa, e desde 1997 no Grupo Lusófona onde integrei os seus quadros em 2012 . Aqui dirijo a sua Escola de Saúde e o seu Centro de Investigação CBIOS (parte da rede científica e tecnológica nacional - FCT).  Realço a minha extensa experiência no ensino daquelas disciplinas em praticamente todas as àreas de formação em saúde, com especial relevância para as Ciências Farmacêuticas, a Enfermagem e Tecnologias da Saúde, a Engenharia Biomédica e Biofísica e mais recentemente, a Nutrição. 

Do ponto de vista da investigação, possuo uma extensa lista de publicações e comunicações, tendo sido distinguido com vários prémios, enquanto faço parte de vários conselhos editoriais nas áreas de especialização em que me insiro. Destaco a regulação cardiovascular e em especial a regulação microcirculatória como áreas preferenciais. É relevante realçar o trabalho que vimos desenvolvido no CBIOS onde dirijo (PI) o laboratorio de Modelação de Sistemas. No desenvolvimento de tecnologia não-invasiva de medição da perfusão periférica in vivo; na modelação e analise de sinais biologicos relacionados; no estudo da intervenção dos sensores periféricos na regulação cardiovascular, entre outros.  Relacionado e  também relevante, o extenso trabalho dedicado à fisiologia e fisiopatologia da pele bem como a aspectos diversos da segurança e eficácia de produtos tópicos cutâneos. Estas experiências  e percursos particulares estão na base de outras iniciativas avançadas onde se destacam a fundação do EEMCO Group (www.eemco.net) e a fundação da Sociedade Portuguesa de Fisiologia (www.physiology.pt).

Fundador e Diretor Executivo da ALIES, e um dos mentores do Jornal de Investigação Biomédica e Biofarmacêutica (JIBB) onde desempenho as funções de editor-chefe desde a sua origem-

Editores-chefe Eméritos

Lesseps Lourenço dos Reis (2004-2012) Fac Medicina Universidade de Lisboa

Editores Executivos [+ aqui] 

Editores Consultivos [+ aqui] 

Copyright © 2021 ALIES. All Rights Reserved.Designed by templatemesh.com Powered by Joomla!