JIBB - Jornal de Investigação Biomédica e Biofarmacêutica

Revista com o Alto Patrocínio da CPLP

Visite o nosso Arquivo

 

 

DOI Revista: 10.19277/bbr 

 Informação sobre o jornal

O Jornal de Investigação Biomédica e Biofarmarmacêutica  / Biomedical Biopharmaceutica Research journal (JIBB / BBR) é uma publicação científica internacional, bilingue revista por pares, criada principalmente para promover o progresso da sociedade através do conhecimento relacionado com a saúde nos Países de língua portuguesa em todo o mundo. O JIBB / BBR foi recentemente distinguido com o Alto Patrocínio da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).

A saúde é fundamental para o progresso, e entre os países que partilham a língua e cultura portuguesas, este progresso não é uniforme. O JIBB / BBR oferece a oportunidade aos próprios observadores de abordar questões específicas nestas comunidades, com um propósito translacional permanente de melhorar a educação e o progresso da sociedade. No entanto o JIBB / BBR não é exclusivo dos autores de língua portuguesa. Uma vez que muitos dos desafios enfrentados no universo lusófono são partilhados pelo resto do mundo. Acreditamos que as nossas opiniões, experiências e realizações - incluindo as da diáspora lusófona espalhada pelo globo, podem impactar positivamente o mundo em geral.

Nos domínios das ciências biomédicas e biofarmacêuticas, os interesses de investigação do JIBB / BBR estão centrados em perspectivas ambientais, sociais, comportamentais, tecnológicas e políticas para promover a saúde humana e prevenir doenças no indivíduo e nas suas comunidades.

O JIBB / BBR é uma publicação independente de acesso livre, gratuita para os seus leitores, centrada na investigação de alta qualidade, promovendo a diversidade, equidade e igualdade , e orientada pelos mais elevados padrões éticos na investigação em saúde humana.

Âmbito

O JIBB / BBR assume um carácter de investigação fundamental / integrativa, servindo como plataforma para a troca de conhecimentos através da publicação de artigos originais, revisões e estudos de caso. O JIBB / BBR está centrado, mas não limitado, aos seguintes temas

- Saúde pública, comunitária, ambiental e ocupacional

- Nutrição e Promoção da Saúde

- Desenvolvimento de Sistemas de Dispensa (de medicamentos/não medicamentosos),

- Modelação de Sistemas (vivos),

- Farmacologia, Mecanismos Moleculares, e Terapêutica

- Bioactivos Naturais

A critério do Editor, podem ser incluídos outros temas mais aplicados.

O JIBB / BBR procura promover a aplicação prática da investigação valorizando especialmente, a ciência interdisciplinar em colaboração aberta. O JIBB / BBR acolhe trabalhos com potencial translacional em questões biomédicas e biofarmacêuticas, procurando uma investigação com enfoque em novas percepções sobre questões estruturais com impacto nas políticas e sistemas de saúde, novas moléculas (naturais ou desenhadas) com potencial para abordar as principais cargas de doenças, ou novas perpectivas mecanicistas sobre modelos ou processos para estudar mecanismos de doenças com potencial impacto no diagnóstico e/ou terapêutica.

Conflito de Interesses

Os editores não recebem qualquer salário pelo seu trabalho no JIBB / BBR. Mesmo assim, os editores são obrigados a declarar todos os interesses concorrentes relevantes, estando inibidos de  participar na revisão de qualquer manuscrito em que tenham um interesse concorrente.

Taxas de publicação

O JIBB / BBR não cobra custos ou taxas pela submissão e publicação de manuscritos de autores de língua portuguesa. Para outros autores, apenas é necessária uma versão em inglês para a submissão. Contudo, a JIBB / BBR não aceita traduções automáticas (GoogleTranslate, DeepL, outros), o que significa que a versão portuguesa será uma responsabilidade directa da Redacção. Neste caso, será cobrada uma taxa para assegurar essa finalidade  +AQUI+.

Indexação e Arquivo

Pode ver os detalhes da publicação incluindo  o ISSN para todos os títulos de livre acesso do JIBB / BBR +AQUI+.

O JIBB / BBR está presente em várias bases de dados, incluindo LATINDEX, Scopus, Google Scholar, REDIB, and mEDRA.

A aplicação a outras bases de dados está em curso.

Ética e Boas Práticas de Publicação

O JIBB / BBR oberrva com grande rigor todos os seus deveres e responsabilidades éticas relativamente a todas as fases de publicação. As nossas opções editoriais e políticas encontram-se devidamente detalhadas +AQUI+.

O JIBB / BBR trabalha continuamente para promover a diversidade,  uma preocupação abordada por uma constante (nem sempre bem sucedida) procura de autores e editores nas comunidades menos representativas ou em desenvolvimento nos países "lusófonos". A mesma consciência vem moldando o progresso da equidade e da igualdade do nosso conselho editorial (género, religioso, social, cultural, racial). As nossas prioridades e decisões de publicação são orientadas pela qualidade, originalidade e utilidade dos manuscritos submetidos. No entanto, estamos conscientes de que são necessárias políticas mais inclusivas para modificar os desequilíbrios reconhecidos nas publicações de natureza biomédica.  

ALIES

A ALIES é a organização sem fins lucrativos que edita o JIBB / BBR de acesso aberto, apoiando todos os investigadores, com ênfase nos países e comunidades de língua portuguesa, na utilização do conhecimento biomédico e biofarmacêutico publicado no JIBB / BBR,  para o progresso social e divulgação da ciência

Contacto

Visite a página de contactos do JIBB / BBR para mais detalhes.

 

 

 

 

 

Copyright © 2021 ALIES. All Rights Reserved.Designed by templatemesh.com Powered by Joomla!