Erro
  • The template for this display is not available. Please contact a Site administrator.

Linhas Orientadoras 

  

Esta publicação dedica-se à promoção de conhecimentos e visões sobre questões associadas à Saúde Humana, dando prioridade aquelas relacionadas com a comunidade portuguesa e outras comunidades de língua oficial portuguesa (lusófonas). Pretende-se, assim, catalisar um diálogo produtivo e a troca de experiências entre investigadores e profissionais de saúde das comunidades lusófonas e a sua projeção e intercâmbio com a comunidade científica internacional.

Para atingir tais objetivos, tornou-se indispensável estabelecer, desde o início, um conjunto de normas que garantam uma publicação que respeite os critérios internacionalmente estabelecidos para publicações na área biomédica. As principais normas, que foram adaptadas aos objetivos acima mencionados, têm como orientação principal o documento "Uniform Requirements for Manuscripts Submitted you the Biomedical Journals" [ ver + aqui ], que são as seguintes: 

I. A "Investigação Biomédica e Biofarmaceutica" (IBB) publica trabalhos de investigação original, bem como outros de carácter pedagógico e científico, nos principais domínios das Ciências da Saúde, nas secções gerais de Ciências Biomédicas e de Ciências Biofarmacêuticas, nas línguas portuguesa e inglesa.  O nosso âmbito pretende refletir um carácter de investigação fundamental/integrativa. Se o editor assim o entender, poderá ser incluída investigação sobre tópicos mais aplicados.

II. Publica também notícias, informações, atas e/ou relatórios, bem como resumos e atas de trabalhos apresentados em reuniões, cursos ou congressos.

III. Os autores são os responsáveis finais pelo conteúdo de suas publicações.

IV. Só serão avaliados trabalhos que contenham material original, desde que não tenham sido integral ou parcialmente publicados (incluindo tabelas e figuras), e também não tenham sido submetidos para publicação em outras revistas ou periódicos, ou em outro idioma. Esta restrição não se aplica a notas de imprensa ou resumos publicados no âmbito de reuniões científicas. Os materiais originais publicados em servidores de pré-impressão comunitários reconhecidos e não revistos por pares (por exemplo, bioRxiv e PeerJ Preprint) são aceitáveis, no entanto, os autores devem revelar qualquer pré-impressão existente ou programada (incluindo o número de acesso ou doi) com a submissão do manuscrito.

V. Todos os artigos publicados tornam-se propriedade do BBR. Uma vez aceites, os artigos não podem ser publicados de forma semelhante noutros locais, e em qualquer outra língua, sem o consentimento expresso do BBR. Se o manuscrito foi previamente publicado num servidor de preprint da comunidade, deve ser atualizado com um link para a versão final publicada.

VI. A periodicidade desta Revista é semestral, devendo as datas de submissão e publicação ser consultadas no respetivo portal. Dependendo da iniciativa editorial, poderão ser editados outros números ao longo do semestre.

VII. Antes de submeter um manuscrito à BBR, os autores devem obter todas as autorizações necessárias para que o material submetido seja publicado, e quando aplicável, de acordo com as normas de publicação da revista. Vários tipos de trabalhos são considerados para publicação na BBR:

1. artigos originais de pesquisa original

O texto não deve exceder 4.500 palavras ou dez páginas A4 (excluindo referências e tabelas) e é organizado com a seguinte estrutura - introdução, material e métodos, resultados, discussão, conclusões (opcional), agradecimentos, contribuições dos autores, divulgação de interesses e referências bibliográficas.

Todos os artigos de investigação original devem ter resumos estruturados como o manuscrito (sem títulos de secções), seguidos de palavras-chave que visem uma clara identificação do trabalho, respetiva indexação e pesquisa.

2. Artigos breves e comunicações (short papers)

Este tipo de publicação tem como objetivo a divulgação de resultados preliminares de investigação. O texto deve ser organizado como os artigos de investigação original, incluir um máximo de dez referências e não exceder cinco páginas A4.

3. Artigos de revisão

São artigos cujo objetivo é descrever "o estado da arte", refletindo os progressos nos diversos domínios das ciências e tecnologias da saúde. Este tipo de publicação deve ser dirigido especialmente a profissionais e estudantes da área da saúde.

A par do carácter pedagógico, pretende-se alertar os leitores para o impacto destes progressos nos serviços de saúde. A equipa editorial da BBR dará preferência e promoverá a publicação dos artigos de revisão que tenham sido expressamente solicitados, no entanto, os submetidos, mas não solicitados, serão igualmente avaliados.

4. Estudos de Caso

A publicação de estudos de caso (de natureza clínica ou outra), tem objetivos pedagógicos e de transmissão de experiências. Devem, por isso, ser estudados e discutidos de forma exemplar, e o texto deve ser organizado com esses objetivos.

5. Protocolos de estudo

A BBR também publica pesquisas prospetivas na forma de protocolos de estudo. É obrigatória a aprovação ética formal e o financiamento por um órgão independente de fomento à pesquisa (público ou privado, desde que não intramuros). As respetivas declarações e referências/códigos de identificação são obrigatórios no texto. Os artigos de Protocolos de Estudo são revistos por pares, tendo em conta que a intenção não é modificar o desenho do estudo, mas sim confirmar que o estudo é cientificamente sólido e eticamente credível e que é apresentado com o detalhe, transparência e rigor adequados.

Os protocolos de estudo devem ser estruturados de acordo com o Formato do Manuscrito (adiante).

Para estudos clínicos, os autores devem seguir as diretrizes SPIRIT [ ver + aqui ] e a lista de verificação. Os protocolos de revisões sistemáticas devem utilizar as diretrizes de comunicação PRISMA-P e ser registados na base de dados PROSPERO [ ver + aqui ]. Protocolos de estudos não são considerados se outros artigos relacionados ao estudo já estiverem publicados ou em revisão, se relatarem dados de pesquisa do estudo, ou para qualquer estudo piloto ou de viabilidade.

A BBR aceita outros textos baseados nos múltiplos aspetos humanísticos que envolvem o serviço de saúde, bem como aqueles relacionados à história, ética, antropologia, sociologia, direito, ou mesmo cartas de opinião e cartas ao editor, que sejam de relevância para as ciências e tecnologias da saúde.

Formato do manuscrito

(a) As instruções a serem seguidas pelos autores para submissão de artigos à BBR, estão listadas abaixo e estão de acordo com os "Requisitos Uniformes para Manuscritos Submetidos a Revistas Biomédicas" [ ver + aqui ].

(b) Todos os artigos devem ser submetidos em inglês e português. Os manuscritos devem ser digitados, em espaço duplo e alinhados à esquerda, com margens de 2,5 cm, tamanho de letra 11, em fonte Times, Times New Roman ou Arial, e usar Símbolo para caracteres especiais. As linhas são numeradas de forma contínua, tal como todas as páginas. Cada secção deve começar numa nova página.

(c) A organização geral do manuscrito deve respeitar a seguinte sequência em ambas as línguas (inglês e português):

- Na primeira página indicar: 1) título (título completo e abreviado) 2) nome(s) do(s) autor(es) (sem indicação de graus académicos ou títulos honoríficos); 3) a filiação institucional de cada autor no momento em que o trabalho foi realizado; 4) o nome e o contacto do autor que deve receber correspondência, incluindo o @mail;

- Resumos (2ª página) - máximo de 200 palavras. O resumo deve ser estruturado como o manuscrito (sem títulos de secções) e indicar os objetivos/âmbito, métodos, resultados e conclusões. Cada resumo conterá, na mesma página, as respetivas palavras-chave (até cinco).

- Texto - o texto deve ser estruturado com Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões e Agradecimentos. São necessárias declarações adicionais de Contribuição dos Autores e Conflitos de Interesse. São admitidas pequenas adaptações à estrutura (inclusão de sub-parágrafos em Material e Métodos, por exemplo) de acordo com a natureza do trabalho apresentado. Os manuscritos que incluam experiências com vertebrados vivos (ou invertebrados superiores), seres humanos ou amostras humanas devem incluir uma declaração de aprovação ética na secção Métodos e o cumprimento integral das diretrizes de referência.

- Referências/Bibliografia - as referências devem ser listadas após o texto principal, numeradas consecutivamente de acordo com a ordem da sua citação. As referências devem ser apresentadas em numeração arábica, entre parênteses e a respetiva citação deve seguir o modelo adequado da respetiva fonte (artigo de periódico, livro, capítulo de livro, Internet, etc.).

Modelos (a BBR adota os modelos sugeridos pela American Psychological Association APA).

Os exemplos a seguir mostram como proceder com as entradas na lista de referências

Artigo

Vega, K. J., Piña, I., & Krevsky, B. (1996). O transplante cardíaco está associado a um risco acrescido de doença pancreatobiliar. Annals of internal medicine, 124(11), 980-983. https://doi.org/10.7326/0003-4819-124-11-199606010-00005.

Livro

Murray, M. T. & Pizzorno P. (2012) A Enciclopédia de Medicina Natural (3ª ed.) Atria Books

Capítulo de livro

Starkweather, A. R. (2015). A dor. Em J. Giddens (Ed.), Conceitos para a prática de enfermagem (2ª ed., pp 283-292.) Elsevier.

Artigo em formato eletrónico

Stein, M. B., & Taylor, C. T. (2019). Abordagem ao tratamento do transtorno de ansiedade social em adultos. UpToDate. Recuperado em 13 de setembro de 2019, de https://www.uptodate.com/contents/approach-to-treating-social-anxiety-disorder-in-adults

Sugerimos que a bibliografia dos artigos submetidos seja feita com o auxílio de um programa de citação, como o EndNote (do Institute of Scientific Information). De entre os vários estilos disponíveis, o acima referido corresponde ao utilizado na revista Nature.

- Legendas, Tabelas e Figuras

As legendas de Tabelas e Figuras devem ser colocadas nas páginas imediatamente a seguir à bibliografia, claramente identificadas e ordenadas. A legenda de cada tabela ou figura deve ser seguida de um título e de notas explicativas (por exemplo, definições de abreviaturas), de modo a poder ser compreendida e interpretada sem recurso ao texto.

Os quadros e figuras devem ser apresentados após a secção de legendas, individualmente, em páginas separadas, identificadas de forma adequada e sequencial. As tabelas e figuras devem ser numeradas individualmente (numeração árabe separada para tabelas e figuras) e ordenadas de acordo com a ordem de referência no texto.

Fotografias, ilustrações ou outros originais, como imagens radiográficas, devem ser convertidas para um formato eletrónico (JPEG ou TIFF) após a digitalização e inseridas no ficheiro de tabelas e imagens. -

VII. Submissão

Os documentos para publicação são submetidos exclusivamente em formato eletrónico [ ver + aqui ]. Toda a correspondência relacionada deve ser endereçada eletronicamente para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou para qualquer outro endereço eletrónico disponível no nosso site (ver adiante).  As re-submissões (em revisão) serão identificadas por um Tracking-ID gerado automaticamente.

Requisitos prévios à submissão

(a) Interesses concorrentes

Os autores de qualquer manuscrito submetido devem declarar, no final do corpo do texto, a existência de quaisquer interesses concorrentes ou declarar a sua inexistência. As áreas de potencial conflito estão descritas no documento: "Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals" [ ver + aqui ].

(b) Autorização prévia para submissão

Antes de submeter um manuscrito à BBR, os autores devem ter em sua posse os seguintes documentos que poderão ser solicitados pela equipa editorial

- declaração de interesse de todos os coautores;

- em trabalhos de pesquisa clínica, o consentimento informado de cada paciente individual cujos dados ou fotografias sejam apresentados, mesmo que tenham sido feitas tentativas de ocultar a respetiva identidade;

- autorização para utilização de material previamente publicado;

(c) Para quaisquer outras indicações em falta nestas instruções, consultar: "Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals".

(d) Custos de submissão e publicação

Esta revista não cobra custos ou taxas para a submissão e publicação de manuscritos de autores de língua portuguesa. Para os demais autores, é necessária apenas a versão em inglês para submissão. No entanto, a BBR não aceita traduções automáticas (GoogleTranslate, DeepL, outras), pelo que a versão em português será da responsabilidade direta da Direção Editorial. Neste caso, será cobrada uma taxa para assegurar esse objetivo, nos seguintes termos

- até 4500 palavras (tabelas e figuras não incluídas) - 300€

- para mais de 4500 palavras, acresce uma taxa de 100€ por cada 1000 palavras adicionais. Requisitos especiais podem implicar custos adicionais, mas o Gabinete Editorial fornecerá sempre um orçamento adequado antes da confirmação final

 

A publicação de qualquer artigo no BBR só será autorizada após a receção do respetivo documento de cedência dos Direitos de Reprodução, assinado pelo autor responsável pelo trabalho.

 

(clique na imagem abaixo)

Reproduction Rights Form