Informações aos Autores

Este Jornal dedica-se a publicar e a promover conhecimento e opiniões sobre questões relacionadas com a Saúde, dando prioridade aquelas relacionadas com a realidade portuguesa, bem como às de outras comunidades lusófonas (de língua portuguesa). Pretende-se, assim, catalisar um diálogo produtivo e a troca de experiências entre investigadores e profissionais de saúde da lusofonia, e a sua projecção no intercâmbio científico internacional.

Para atingir tais objectivos, tornou-se indispensável estabelecer, desde o início, um conjunto de normas que garantam uma publicação que respeite os critérios internacionalmente estabelecidos para as publicações no domínio biomédico. As principais normas, adaptadas aos objectivos acima mencionados, têm como orientação principal o documento "Uniform Requirements for Manuscripts Submitted you the Biomedical Journals" (disponível no URL: www.icmje.org) e são as seguintes:

 

I. O Jornal de Investigação Biomédica e Biofarmacêutica (JIBB) publica investigação original, bem como outros trabalhos de natureza pedagógica e científica, nos principais domínios das Ciências da Saúde, nas secções gerais de Nutrição, Ciências Biomédicas e Ciências Biofarmacêuticas, nas línguas portuguesa e inglesa. O nosso foco é a publicação de investigação original relacionada com os temas de Bioactivos Naturais, Nutrição e Promoção da Saúde, Saúde Comunitária, Desenvolvimento de Sistemas de Distribuição (de fármacos/não fármacos), Modelação de Sistemas biológicos, e Farmacologia, Mecanismos Moleculares e Terapêutica.  Esta focagem pretende reflectir um carácter de investigação fundamental/integrador. Outra investigação sobre temas mais aplicados poderá ser incluída, a critério do editor.

II. Publica também notícias, informações, atas e/ou relatórios, bem como o resumo dos trabalhos apresentados em reuniões, cursos ou congressos.

III. A responsabilidade final do conteúdo das publicações é dos autores.

IV. Apenas serão avaliados trabalhos que contenham material original, desde que não hajam sido total ou parcialmente publicados (incluindo tabelas e figuras), e também não tenham sido submetidos para publicação noutras revistas ou publicações periódicas revistas por pares, ou noutra língua. Esta restrição não se aplica a notas de imprensa ou resumos publicados no domínio de reuniões científicas. Materiais originais colocados em servidores de pré-impressão comunitários reconhecidos e não-revistos (por exemplo, bioRxiv e PeerJ Preprint) são aceitáveis, contudo, os autores devem divulgar qualquer pré-impressão existente ou programada (incluindo o número de adesão ou DOI) com a submissão do seu manuscrito.  

V. Todos os artigos publicados passam a ser propriedade da BBR. Uma vez aceites, os artigos não podem ser publicados de forma semelhante noutros locais, e em qualquer outra língua, sem o consentimento expresso do BBR. Se o manuscrito tiver sido previamente publicado num servidor publico de pré-impressão, esse documento deverá ser actualizado com um link para a versão final publicada. 

VI. A periodicidade deste Jornal é semestral, devendo ser consultadas as datas de submissão e publicação no portal respectivo. De acordo com a iniciativa editorial, outros números podem ser editados ao longo do semestre.

VII. Antes de submeter um manuscrito ao JIBB, os autores devem obter todas as autorizações necessárias para a publicação do material submetido e, na medida do aplicável, respeitar as normas orientadoras de publicação da revista. São considerados suscetíveis de publicação no JIBB vários tipos de trabalhos:

1. Artigos originais de investigação original (full-papers)

O texto não excedendo 4.500 palavras ou dez páginas A4 (excluindo referências tabelas e figuras) é organizado com seguinte estrutura - introdução, material e métodos, resultados, discussão,conclusões (opcional) agradecimentos , declaração de interesses, contribuição dos autores e referências bibliográficas. Todos os artigos de investigação original devem ser antecedidos por um resumos estruturado como o manuscrito (sem títulos das secções), seguido das palavras-chave que assegurem uma clara identificação do trabalho, respetiva indexação e busca.

2. Artigos e comunicações breves (short papers)

Este tipo de publicação destina-se à divulgação de resultados preliminares de investigação. O texto deve ser organizado tal como os artigos de investigação original, não devendo exceder as cinco páginas A4 e um máximo de dez referências.

3. Artigos de revisão

São artigos cujo objetivo é descrever o "estado-da-arte", ou seja, os progressos nos diversos domínios das ciências e tecnologias da saúde. Este tipo de publicação deve ser especialmente dirigida aos profissionais de saúde e a estudantes. A par da índole pedagógica, visam alertar uns e outros para o impacto destes progressos na prestação dos cuidados de saúde. O corpo editorial da JIBB, promoverá a publicação preferencial de artigos de revisão por ele expressamente solicitados, sem prejuízo de avaliar artigos de revisão submetidos sem solicitação prévia.

4. Estudo de casos

A publicação de casos (clínicos ou de outra natureza), tem objetivos pedagógicos e de transmissão de experiências. Devem, por consequência, ser estudados e discutidos de forma exemplar, devendo o texto ser organizado com aqueles objetivos em atenção.

5. Outros textos e documentos

O JIBB propõe-se aceitar textos livres que incidam sobre as múltiplas vertentes humanísticas envolvidas na prestação de cuidados de saúde, como sejam os relacionados com a história, ética, antropologia, sociologia, direito, etc. desde  que relevantes para as ciências e tecnologias da saúde.

 
Formatação dos Manuscritos

(a) As instruções a observar pelos autores para submissão de trabalhos ao JIBB, abaixo enunciadas, seguem os "Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals" (disponível em URL: www.icmje.org).

(b) Os trabalhos devem ser submetidos em português e inglês. O manuscrito deve ser dactilografado a dois espaços e justificado à esquerda, com margens de 2,5 cm, com letra a 11 pontos, tipo Times, Times New Roman, ou Arial, utilizando a fonte Symbol para caracteres especiais. As linhas são numeradas em continuo e as páginas são sequencialmente numeradas. Cada secção inicia-se em nova página.

(c) A organização geral do manuscrito deve respeitar a seguinte sequência em ambas as línguas (Inglês e Português):

- Na primeira página indicar: 1) o titulo (completo e curto); 2) o nome (s) do(s) autor(es) (sem indicação de graus académicos ou títulos honoríficos); 3) a afiliação institucional de cada autor no momento em que o trabalho foi realizado; 4) o nome e contactos do autor que deverá receber a correspondência, incluindo @mail; 

- Resumos (2ª página) com um máximo de 200 palavras. Os resumos deverão ser estruturados como o manuscrito (sem títulos) contendo os objetivos/âmbito, métodos, resultados e conclusões. Cada resumo conterá na mesma página, as respetivas palavras-chave (até cinco).

-Texto - o texto deverá estruturado em Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões e Agradecimentos. Declarações adicionais sobre Contribuições dos Autores e Declaração de Interesses são requeridas. São admitidas pequenas adaptações a esta estrutura (inclusão de sub-parágrafos em Material e Métodos, por exemplo) de acordo com a natureza do trabalho apresentado. Manuscritos com experiências em vertebrados vivos (ou invertebrados superiores), humanos ou amostras humanas devem incluir uma declaração de aprovação ética na seção Métodos e total conformidade com as diretrizes de referência.

- Referências / Bibliografia - devem ser listadas após o texto principal, numeradas consecutivamente por ordem da sua citação. As referências devem ser apresentadas por numeração árabe, entre parênteses e a respetiva citação seguir o modelo adequado da respetiva fonte (artigo de jornal, livro, capítulo de livro, Internet, etc.).

 

Modelo AMA:

Artigo

Vega KJ, Pina l, Krevsky 8. Heart transplantation is associated with increase risk for

pancreatobiliary disease. Ann lntern Med 1996; 124:980-3.

Livro

RingsvenMK, BondD.Gerontology and leadership skills for nurses.2 nd ed.Albany (NY):DelmarPublishers;1996.

Capítulo de Livro

Phiips SJ, WhisnantJP. Hypertension and stroke. ln: Laragh JH, Brenner BM, editors.

Hypertension: pathophysiology, diagnosis, and management. 2nd ed. New York:RavenPress;1995.p.465-478.

Artigo em Formato Electrónico

Morse SS. Factor sin the emergence of infectious diseases. EmergInfectDis(serial online] 1995 Jan-Mar [cited 1996 Jun 5]; 1 (1): [24 screens]. in: URL: http://www.cdc.Gov/ncidod/EID/eid.htm

Os nomes abreviados das publicações devem ser utilizados de acordo com o Index Medicus. Uma lista de publicações pode ser obtida em http://www.nlm.nih.gov. Sugere-se que a bibliografia dos artigos submetidos seja feita com apoio dum programa de citações tal como o EndNote (do Institute of Scientific Information). Entre os vários estilos disponíveis, o acima descrito corresponde ao da revista Nature.

- Legendas, Tabelas e Figuras

As legendas das Tabelas e Figuras devem ser reunidas na página imediatamente seguinte à da bibliografia, claramente identificadas e sequenciadas. A legenda deve ser acompanhada de um título e notas explicativas (ex. definições de abreviaturas) de modo a serem compreendidas e interpretadas sem recurso ao texto. As tabelas e figuras devem ser reunidas após as legendas, de preferência em páginas separadas, por ordem, devidamente identificadas e sequenciadas. No texto devem ser mencionadas todas as tabelas e figuras, numeradas (numeração árabe separadamente para tabelas e figuras), de acordo com a ordem em que são referidas no texto. Os originais de fotografias, ilustrações ou outros materiais como imagens radiográficas. devem ser convertidas em formato eletrónico (JPEG ou TIFF) após digitalização e, inseridos no ficheiro de tabelas e imagens.

 

Submissão 

Os documentos serão exclusivamente submetidos sob formato electronico em www.alies.pt . Toda a correspondência relacionada deverá utilizar o mesmo formato electronico, dirigida a Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou para outro dos endereços presentes na nossa página electronica (ver à frente). As re-submissões (processo de revisão) serão identificadas por num Tracking-ID automático.



Requisitos prévios à submissão

(a) Conflitos de interesse

Os autores de qualquer manuscrito submetido devem declarar e por escrito, no seu último capitulo, a existência de conflitos de interesse ou declarar a sua inexistência.

As potenciais áreas conflituais são referidas no documento "Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals" (disponível em URL: www.icmje.org).

(b) Autorizações prévias à submissão

Antes de submeter um manuscrito à BBR, os autores devem ter em sua posse os seguintes documentos que poderão ser solicitados pelo corpo editorial:

- declaração de interesse de todos os co-autores;

- em trabalhos de investigação clínica o consentimento informado de cada paciente individual cujos dados são apresentados, ou presentes em fotografias, mesmo quando seja obrigatorio ocultar a respetiva identidade;

- autorizações para utilização de material previamente publicado;

(c) Para quaisquer outras indicações omissas nestas instruções deve ser consultado o documento "Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Joumals".

d) Custos de submissão e publicação

Esta revista não cobra custos ou taxas pela submissão e publicação de manuscritos de autores de língua portuguesa. Para outros autores, apenas é necessária uma versão em inglês para a submissão. Contudo, a BBR não aceita traduções automáticas (GoogleTranslate, DeepL, outros), o que significa que a versão portuguesa será uma responsabilidade directa da Redacção. Neste caso, será cobrada uma taxa para assegurar essa finalidade conforme segue:

- até 4500 palavras (tabelas e figuras não incluídos) - 300 euros

- por mais de 4500 palavras, será acrescentada uma taxa de 100 euros por cada 1000 palavras adicionais. Requisitos especiais podem envolver custos adicionais, contudo a redacção fornecerá sempre um orçamento adequado antes da confirmação final.

 

A publicação de qualquer artigo na BBR apenas será autorizada após receção do respetivo documento de cedência de Direitos de Reprodução assinado pelo autor responsável.

Por favor tenha em especial atenção a Declaração sobre Ética e Boas Práticas de Publicação deste jornal.  

Aqui em baixo encontra igualmente o Formulário de Direitos de Reprodução. Os manuscritos não poderão ser publicados sem este formulário, devidamente preenchido e assinado pelo autor correspondente, em representação de todos os autores. Quando adequado, por favor preencha-o, assine-o, e proceda ao seu carregamento na plataforma.

(clique na imagem em baixo)

Reproduction Rights Form

Copyright © 2020 ALIES. All Rights Reserved.Designed by templatemesh.com Powered by Joomla!