JIBB - Jornal de Investigação Biomédica e Biofarmacêutica

Subscrever o Jornal

 Visite o nosso Arquivo

 

Revista com o Alto Patrocínio da CPLP:

CPLP

DOI Revista: 10.19277/bbr
ISSN Revista - 2182-2360 (print version)
ISSN Revista - 2182-2379 (online version)

 

 

 JIBB exclusivamente no formato online em 2020

 

O jornal de Investigação Biomédica e Biofarmacêutica (JIBB) é a publicação periódica científica bilingue mais regularmente editada em língua portuguesa, no nosso país desde 2003, tendo sido distinguida com o Alto Patrocínio da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).

O JIBB está comprometido com a concepção e aprimoramento de conhecimento cientifico pensado em português bem como com a sua transmissão, no amplo universo lusófono.  Espalhados por todo o mundo, compartilhando um longo histórico, mas níveis muito diferentes de prioridades, desenvolvimento, qualidade de vida e conhecimento. Pretendemos ser um instrumento complementar para o desenvolvimento dessa cultura científica, dedicando especial atenção ao conhecimento das ciências da saúde, verdadeiramente estratégico para o avanço das comunidades e culturas.

O JIBB não pretende competir com outras publicações, nacionais ou internacionais. A sua existência não impede (ou desvia) outros propósitos de publicação de maior magnitude. É um fórum onde diferentes pesquisadores, com diferentes formas de pensar, e diferentes quotidianos podem encontrar-se como iguais, compartilhando a mesma estrutura conceptual estabelecida pela nossa base lingüística (cultural) comum. Naturalmente, a focagem do nosso jornal não pode ser centrado numa única área. Deve ser amplo o suficiente para abranger os principais temas críticos em saúde - Nutrição, Medicina e Farmácia, sempre sob uma compreensão ampla de cada domínio. Como resultado dessas opções, temos uma publicação Sóbria, alinhada com estruturas de referência semelhantes. Aberta, cobrindo uma variedade de conteúdo que se encaixa na denominação racional. Atenta, buscando um elevado nível de rigor técnico, científico e educacional, de acordo com sua finalidade. Também digno de nota, é uma iniciativa fortemente independente, pertencente a uma organização sem fins lucrativos (ALIES), determinada pela ciência e operacionalizada pelos cientistas que toram possivel a sua existência. A maioria deles envolvida já em redes colaborativas tão ativas quanto bem-sucedidas

Está indexado (ou em processo) em diversas bases de dados (Jornais Médicos Portugueses, UNIVERSIA - Portal das Universidades, LATINDEX, Índice KOSMET, Thomson Reuters, PMC, SciElo, Index Copernicus, Scopus, Ajuda do Google Académico, EMBASE, CAS - Chemical Abstracts Service) . Isso revela alguma consolidação, mas também nossa determinação em seguir nossos princípios fundadores, que acreditamos, podem ajudar a melhorar, em todos os níveis, a comunicação e a divulgação científica para todos os que "pensam e fazem ciência em português".

O seu esforço e dedicação a esta causa são essenciais para este projeto, firmemente dedicado ao crescimento da cultura científica desenvolvida em Portugal e também no espaço lusófono.

Contamos consigo. Bem hajam

Luís Monteiro Rodrigues,

Editor Coordenador

 

 

 

Copyright © 2020 ALIES. All Rights Reserved.Designed by templatemesh.com Powered by Joomla!